-
Arquitetos: Iñaki Harosteguy
- Área: 210 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A "Casa com pilares" está localizada em Villa Elisa, a poucos metros do Parque Pereyra, nos arredores de La Plata, embora, devido à sua autonomia e atemporalidade, também pudesse estar em qualquer outro lugar e não seria estranho imaginá-la assim. Podemos dizer que ela é o resultado de um jogo. Um sistema aberto e indeterminado com regras e elementos definidos. Esse jogo compositivo permite testar múltiplas configurações mantendo uma ordem lógica entre as partes. Restringir para liberar - este é seu maior desafio criativo.
Como na arquitetura antiga, pilares equidistantes e vigas simplesmente apoiadas definem o espaço e a forma em um tabuleiro de jogo que vai da clássica trama de Nove Quadrados até explorar a trama de Dezesseis Quadrados como um cenário mais genérico e não hierárquico.
Uma estrutura de elementos pré-fabricados de concreto, inspirada em Sol Lewitt, se organiza em uma trama tridimensional de 3,5 metros, definindo uma floresta abstrata de pilares. Sua condição genérica e permanente convive com envoltórios específicos e temporários, uma série de filtros acumulativos permitem experimentar novos espaços intermediários entre interior e exterior, reinterpretando os pátios cobertos como atmosferas difusas que ampliam os limites e controlam passivamente o conforto climático.
A estrutura permanece aberta e à espera a um conteúdo instável. Abriga e concentra uma série de dispositivos ativadores para qualificar o espaço e exaltar aqueles que o habitam. Como se fosse um modelo de Archizoom, reflexos e efeitos rítmicos evidenciam internamente seu potencial isotrópico "No-Stop", ativando o jogo perceptivo.
Finalmente, trata-se de uma Sala Hipostila cética; um cenário disponível e performativo para desfrutar da vida, onde a arquitetura se resume a estabelecer as bases, enquadrar o espaço, sendo seu objetivo final ordenar para desordenar, em um jogo sem fim.